“Baseado em um webtoon de mesmo nome”, essa é uma frase que costuma ser vista em descrições de obras lançadas recentemente no OTT. Obras baseadas em webtoons populares estão aparecendo uma após a outra, mas alegria e tristeza são divididas em termos de sucesso de bilheteria. Os fãs das obras originais são “fãs seguros”, mas ao mesmo tempo “críticos de coração frio”.
De acordo com a indústria do entretenimento em 24 de maio, vários atores recentemente escolheram “trabalhos baseados em webtoon” como seus trabalhos de retorno. A cantora e atriz Suzy e o ator Yang Se Jong vão aparecer em um drama da Netflix baseado no webtoon “Doona!”, de Min Song Ah. “See You in My 19th Life”, da tvN, estrelado pelos atores Shin Hye Sun e Ahn Bo Hyun, que será lançado em 17 de junho, também é baseado em um webtoon.
“Reborn Rich” (nome coreano: O filho mais novo de um conglomerado), da JTBC, que causou uma mania no ano passado, também é baseado em um webtoon. Naquela época, as classificações ultrapassavam os 26%, e a atualidade não perdia as classificações superiores. Todos os atores que apareceram na série foram chamados de “conglomerados” por um tempo e se tornaram populares. Depois, mesmo que aparecessem em outros dramas, não conseguiam tirar a tag “Reborn Rich”.
Trabalhos baseados em webtoons também brilharam no setor de OTT. A série original da TVING “Work Later, Drink Now” registrou o maior número de contribuições pagas por assinatura para a TVING na época de seu lançamento. Além disso, a 2ª temporada foi produzida graças à popularidade da 1ª temporada. Em particular, tornou-se o primeiro conteúdo original OTT coreano a ser convidado para o Festival Internacional de Cannes em 2022.
Nem todos os trabalhos baseados em webtoons são bem-sucedidos. “Black Knight”, da Netflix, era esperado como o trabalho de retorno do ator Kim Woo Bin, mas a resposta está um pouco abaixo na Coreia. “Island”, no qual a TVING gastou 20 bilhões de wons, também causou arrependimento por ficar aquém do original.
No entanto, esses trabalhos também receberam resultados significativos no exterior. “Black Knight” ficou em primeiro lugar em horas de exibição semanal na categoria de TV que não fala inglês da Netflix por 2 semanas consecutivas. Isso contrasta com as duras críticas dos consumidores coreanos que viram o original.
Quando webtoons são transformados em obras live-action, as duas chaves para o sucesso são a sincronização de personagens e a adaptação da história.
Antes de mais nada, uma das coisas que os fãs das obras originais mais se preocupam é com o elenco. Isso porque a sincronização entre atores e personagens em webtoons é importante. Nesta parte, o drama “Doona!” faz meio sucesso. Lee Doo Na, o personagem principal do webtoon “Doona!”, é um ídolo aposentado, e Suzy realmente trabalhou como membro do grupo feminino Miss A. Além disso, ela possui um visual semelhante ao da personagem, por isso está ganhando apoio dos fãs do original.
A adaptação da história também desempenha um grande papel. É fácil perder o coração dos fãs das obras originais se você mudar muito a direção para dar uma sensação diferente. As linhas devem ser suaves. Eles podem deixar os espectadores cringes porque não parecem reais. Em outras palavras, é importante misturar elementos de desenhos animados corretamente.
Será que “Doona!” e “See You in My 19th Life“, que serão revelados no segundo semestre deste ano, serão capazes de corresponder às expectativas? Não demora muito para que eles recebam críticas dos fãs das obras originais.