À medida que mais e mais criativos protestam por melhores salários, a 5ª temporada de Stranger Things se torna a mais recente série a ser adiada devido à greve do Writer’s Guild of America. O próximo capítulo da série de terror de ficção científica de sucesso da Netflix deve ser o final, enquanto o povo de Hawkins se prepara para mais uma batalha épica contra Vecna e as forças do mundo invertido. A produção da 5ª temporada de Stranger Things estava prevista para começar ainda este ano, embora pareça estar encontrando um obstáculo.
Apenas alguns dias depois de começar, os Irmãos Duffer usaram a conta oficial do Twitter de Stranger Writers para anunciar que a 5ª temporada de Stranger Things está sendo adiada devido à greve dos roteiristas da WGA. Os criadores expressaram suas esperanças de que um acordo seja alcançado para que possam retomar a produção, mas que isso “não é possível durante esta greve“. Veja o que os Duffers escreveram abaixo:
Decorrente das preocupações da guilda com resíduos de streaming, inteligência artificial sendo usada para substituir seus empregos e querendo requisitos para termos mais específicos nos contratos para evitar a falta de salários, a WGA declarou oficialmente greve em 2 de maio, quando não conseguiu chegar a um acordo com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão. O piquete começou rapidamente fora de vários grandes estúdios em Los Angeles e Nova York, incluindo MGM, Disney, Paramount e HBO, entre outros, com muitos dos principais criadores compartilhando seu apoio online.
Compreensivelmente, várias séries foram adiadas ou encerradas totalmente devido à greve do roteirista, algumas das quais incluem todos os talk shows noturnos, Abbott Elementary 3ª temporada, Evil 4ª temporada e Big Mouth 8ª temporada. Os efeitos foram sentidos até mesmo no lado cinematográfico da indústria, com o reboot de Blade há muito adiado ambientado no Universo Cinematográfico Marvel colocado em pausa pouco antes de seu início de filmagens junto com o igualmente aguardado Community: The Movie.
Por outro lado, alguns estúdios e produções conseguiram avançar apesar da greve, incluindo A O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder 2ª temporada, do Prime Video, House of the Dragon 2ª temporada e Andor 2ª temporada do Disney+, entre outros. Embora a 5ª temporada de Stranger Things possa ser a mais recente a ser adiada em meio à greve em andamento, pode-se esperar que ela seja retomada mais cedo do que tarde graças a um acordo justo para os membros da WGA, e para evitar um atraso igualmente longo como a 4ª temporada.