Um rosto familiar está retornando à família para um último passeio. Antes do lançamento de Velozes e Furiosos, o começo do fim da longa franquia, foi anunciado que o décimo primeiro filme – atualmente intitulado Velozes e Furiosos 11, embora um nome mais colorido esteja certamente no pipeline – encontrou seu diretor. A Variety relatou que Louis Leterrier, que assumiu a direção de Velozes e Velozes X, de Justin Lin, está pronto para se sentar na cadeira dos diretores mais uma vez enquanto a série corre para seu grande final.
Leterrier assumiu o papel de diretor em Velozes e Furiosos X em maio de 2022, depois que Lin partiu devido a diferenças criativas. O papel veio com sua parcela de pressão, com Velozes X vindo desde o início como o começo do fim para a história de Dom Toretto (Vin Diesel) e sua família encontrada que levam a vida um quarto de milha de cada vez e sempre vivem à margem da sociedade jurídica. O que começou como um filme de corrida simples com o piloto de rua Dom e o policial Brian (Paul Walker), evoluiu lentamente ao longo de nove filmes para ser um rolo compressor cheio de ação de alta octanagem que desafia as leis da gravidade e da plausibilidade (da melhor maneira). Escusado será dizer que a pressão sobre Leterrier era alta quando ele assumiu o papel de Fast X, e provavelmente agora será ainda maior para ele furar o pouso.
No entanto, há algo a dizer sobre a coerência. Com Velozes e Furiosos X apenas no começo do final, Leterrier brincou que o filme terminaria em um cliffhanger, com “guerra se formando” para Dom e sua família. Embora isso tenha provocado seu envolvimento no filme de alguma forma, a escolha de ter o diretor que começa a guerra também ser o único a supervisionar seu fim é lógica, e promete uma conclusão satisfatória para os fãs que estão enraizados em seus assentos desde que o primeiro filme estreou em 2001.
Será que toda a família sobreviverá?
Com um elenco tão grande quanto o de Velozes e Velozes e Furiosos, o público está certo em se preocupar que nem todo mundo vai sair e ir para o pôr do sol quando Velozes e Furiosos 11 finalmente chegar aos cinemas. Leterrier até brincou na edição de abril de 2023 da Empire Magazine, dizendo:
“Há uma guerra se formando. Está chegando ao fim e é uma corrida até o fim. Haverá algumas baixas tremendas. Este é grande. Não quero exagerar, mas o que estamos planejando para o próximo é simplesmente gigantesco, em termos de ação, escopo e emoção. Você sentirá todas as sensações. Lágrimas vão rolar.”
No entanto, mesmo que tenhamos que dizer adeus a alguns favoritos ao longo do caminho, não há como negar o tamanho e o talento do elenco de Velozes e Velozes. O filme vê Jason Momoa se juntar ao filme como o vilão Dante, Brie Larson como a moralmente ambígua Tess, e Rita Moreno como a avó de Dom. Além de Diesel, o filme vê os primeiros membros do elenco da franquia Jordanna Brewster, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges e Sung Kang reprisarem seus papéis, além dos recém-chegados Jason Statham, Helen Mirren, Charlize Theron, Nathalie Emmanuel, Scott Eastwood e John Cena.
Velozes e Furiosos X chega aos cinemas em 19 de maio