Aviso! Contém spoilers de Batman: Ra’s al Ghul – One Bad Day #1!
Ele pode ser um dos maiores heróis do Universo DC, mas Batman pode ter acabado de revelar por que ele é realmente menos eficaz. Em um confronto dramático com Ra’s al Ghul, o vilão destaca perfeitamente por que Bruce Wayne não pode mudar o mundo para melhor.
Em Batman: Ra’s al Ghul – One Bad Day #1 de Tom Taylor e Ivan Reis, a Cabeça do Demônio está de volta para uma nova trama para salvar o mundo da influência da humanidade, embora de uma maneira muito mais sutil. Ra’s e sua Liga dos Assassinos viajam ao redor do mundo e começam a executar os chefes das empresas responsáveis por prejudicar o planeta e substituí-los por fantoches que mudarão as empresas para melhor.
Embora encenado para parecer acidentes, Batman percebe o que Ra’s está fazendo e pretende detê-lo antes que ele possa matar mais 27 figuras. No entanto, Ra’s sequestra Damian, forçando Bruce a recuperar seu filho no covil de Ra’s. Ra’s explica ao Batman que, ao substituir as pessoas marcadas para a morte, o mundo tem uma chance de sobrevivência. Quando Batman rejeita, Ra’s diz a ele que Batman não está lutando pelo amanhã, mas sim tentando parar “duas balas no passado”.”
Batman luta pelo passado, não pelo futuro
Não há um fã do Batman vivo que não esteja familiarizado com a origem do Cavaleiro das Trevas. Quando Bruce era apenas uma criança, ele e seus pais estavam saindo de um cinema onde o Waynes mais velho foi assassinado a sangue frio. O momento se tornou o ponto mais decisivo na vida de Bruce, inspirando-o a treinar e se tornar um dos maiores combatentes do crime que o mundo já viu. Ao se tornar Batman, Bruce esperava livrar sua cidade do crime e nunca permitir que o que aconteceu com sua família para mais ninguém.
Por mais infeliz que seja dizer, Ra’s pode ter um ponto sobre o quão ineficaz Batman realmente é. Embora Bruce tenha tentado lutar por mudanças em Gotham usando seu dinheiro para financiar programas sociais fortes, Gotham e o mundo em geral sofrem de males que o dinheiro sozinho não pode resolver. A única coisa que Batman realmente foi capaz de fazer é evitar que as coisas piorem, parando os vilões e jogando-os em Arkham. Mas tudo o que isso faz é conseguir confortar Bruce com base em sua própria tragédia, não evocar a mudança radical que seu mundo realmente precisa.
Batman não é o herói que o universo DC precisa
Embora possa ser argumentado que Batman está de fato ajudando o mundo em menor escala, lutando contra o crime nas ruas de Gotham, não está ajudando a salvar o planeta. Se Bruce realmente quisesse salvar a Terra, ele concentraria seus esforços um pouco mais nas pessoas que estão tornando o mundo um lugar pior, em vez de pequenos vilões. Mas Batman nasceu do desejo de Bruce por uma figura heroica que poderia ter protegido seus pais. Seu impulso como herói sempre será garantir que ele possa impedir que o passado se repita, em vez de forjar um amanhã melhor. Os fãs podem ver mais em Batman: One Bad Day – Ra’s al Ghul #1, à venda agora.