No MCU, os Vingadores salvaram o mundo e metade de toda a vida no universo. Na Marvel Comics, eles realizaram tantos feitos ousados, mas ao longo de seus quase sessenta anos de história, alguns dos membros individuais da equipe têm sido ainda mais sombrios do que seus próprios vilões. Na verdade, alguns dos principais membros dos Vingadores são realmente responsáveis pela criação de alguns de seus maiores vilões, como Ultron.
Muitos membros dos Vingadores têm um passado sombrio que, de um certo ponto de vista, é tão horrível quanto qualquer um de seus vilões. Alguns deles cometeram atos de violência e traição durante sua gestão com a equipe que são indiscutivelmente piores do que qualquer coisa que qualquer malvado já tenha feito a eles. Isso vai tão longe como um assassinato absoluto, com um Vingador tirando a vida de outro durante o evento do crossover de Guerra Civil.
Hank Pym
Hank Pym é uma das figuras mais complicadas da história dos Vingadores. Membro fundador, ele provou ser mais sombrio do que alguns de seus antagonistas em várias vezes. Talvez o mais importante seja o fato de ter criado Ultron, um dos vilões mais poderosos do Universo Marvel.
Se Hank Pym tivesse parado lá, teria sido suficiente, mas ele não parou. Ele provou ser um mau amigo e companheiro de equipe, golpeando fisicamente sua esposa, A Vespa. Ele também a sequestrou e tentou forçá-la a se casar com ele depois de alegar que Hank Pym tinha morrido e que ele era outra pessoa.
Viúva-Negra
Não é segredo nenhum que a Viúva Negra tem um monte de sangue em suas mãos. Um dos espiões mais importantes do Universo Marvel, Viúva Negra começou como uma espiã tentando roubar segredos do Homem de Ferro e das Indústrias Stark. Antes disso, ela treinou com o Soldado Invernal como um dos principais agentes secretos da Rússia.
Embora ela se transformado e se juntou aos Vingadores, a Viúva Negra ceifou muitas vidas em seu tempo como espiã. Ela provavelmente matou tantas ou mais pessoas quanto alguns dos maiores vilões dos Vingadores, e poucos, se é que alguém sabe, o quão sangrento seu passado realmente é.
Ms. Marvel
Alguns dos Vingadores mais assustadores da história da equipe foram verdadeiramente Vingadores Das Trevas. Moonstone tornou-se Ms. Marvel durante a era da equipe liderada por Norman Osborn, e a ex-Thunderbolt provou ser uma vilã tanto quanto uma heroína em seu tempo com o traje.
Moonstone estabeleceu o quão diferente como a Sra. Marvel ela seria desde o início, quando matou Morgan le Fay, um dos mágicos mais poderosos do Universo Marvel. Ela também mata um grupo de ladrões de carros blindados em vez de entregá-los.
Ragnarok
Thor é um dos super-heróis mais poderosos do Universo Marvel, e seu mal duplicado Ragnarok é um dos mais malvados. Ragnarok foi um clone ciborgue de Thor criado por Tony Stark, Reed Richards e Hank Pym para substituir Thor nos Vingadores durante o crossover da Guerra Civil.
Ragnarok atacou seus próprios companheiros de equipe durante o conflito épico sobre a Lei de Registro de Super-Heróis e chegou ao ponto de matar Goliath. Ele acabou sendo derrotado pelo poder combinado de Tempestade e Hércules.
The Hulk
Hulk é uma figura complicada, muitas vezes sem controle de suas ações raivosas e agressivas. Mas em algumas ocasiões, ele foi conscientemente um “herói” assustador e perigoso. Uma dessas ocasiões foi durante a história do World War Hulk, quando ele liderou uma invasão devastadora da Terra.
O Hulk estava aparentemente achava tinha razão, acreditando que os Vingadores eram os responsáveis pela morte de sua esposa e sabendo que eles eram responsáveis por seu exílio em Sakaar. Mas seu ataque deliberado a seus ex-amigos e aliados, bem como a civis inocentes, o tornou um verdadeiro vilão por um tempo.
Doutor Estranho
Doutor Estranho é um dos Vingadores mais fortes e poderosos, juntamente com os Illuminati, enviaram o Hulk para o espaço. Foi um de seus atos mais brutais, mesmo que ele achasse necessário depois que Hulk entrou em fúria em Las Vegas. Sua abordagem fria e calculista para todas as coisas também é evidente em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.
Algumas das variantes mais poderosas de Doutor Estranho ao longo dos quadrinhos da Marvel foi como discípulo sombrio de Dormammu, e ele também serviu como braço direito do Imperador Deus No enredo de Guerras Secretas de 2015.
Hyperion
Hyperion é um membro dos Vingadores que realmente começou como um cara mau. Ele era um membro do Esquadrão Sinistro da Terra-712. Embora ele eventualmente seria reformulado como um herói no Esquadrão Supremo, suas ações são, de certa forma, tão vilões quanto de seus inimigos.
Como parte do Esquadrão Supremo na Terra-712, ele subjugou toda a população e assumiu o controle do governo dos Estados Unidos. Na Terra-616, ele atacou Atlantis e em um enredo, até matou Namor em uma batalha brutal.
Gavião Arqueiro
Gavião Arqueiro é geralmente considerado um dos Vingadores mais legais, mas como os fãs descobriram no MCU, ele pode ser tão brutal quanto alguns dos antagonistas. No entanto, seu ato mais sombrio na Marvel Comics é, sem dúvida, seu assassinato não provocado de Bruce Banner no enredo da Segunda Guerra Civil.
Depois de ser convencido de que o Hulk entraria em fúria e destruiria os Vingadores, Clint Barton toma uma ação preventiva e mata Banner com uma flecha de ponta gama. Embora ele eventualmente seja inocentado de todas as acusações, seu ato perturbador criou uma divisão entre ele e Kate Bishop.
Feiticeira Escarlate
A Feiticeira Escarlate é um dos Vingadores mais famosos e ela também é uma das mais assustadoras. A Feiticeira Escarlate usou seus muitos poderes extraordinários para desmantelar totalmente sua própria equipe em Vingadores: Disassembled, incluindo matar Gavião Arqueiro em um ataque à cidade de Nova York.
Wanda Maximoff não tinha terminado. Ela cometeu seu ato mais assustador, indiscutivelmente um dos mais sombrios da história da Marvel Comics, quando apagou todos, exceto um punhado de mutantes da existência em House Of M, um enredo onde ela tentou alterar a realidade para restaurar seus filhos gêmeos.
Homem De Ferro
Como é o caso do MCU, o Homem de Ferro é uma figura complexa na Marvel Comics. Por décadas ele foi um herói tradicional, mas nos últimos anos ele ganhou muito mais tons de cinza. O Homem de Ferro dividiu os Vingadores apoiando a Lei de Registro de Super-Heróis e levando a batalha contra o Capitão América e outros ex-companheiros de equipe para as ruas de Nova York.
Ele também criou Ragnarok e o colocou contra os Vingadores. Ele pressionou Peter Parker a revelar sua identidade secreta para o mundo, que teve consequências desastrosas, incluindo o apagar o casamento de Peter com Mary Jane. Quando Peter Parker ficou do lado do Capitão América, o Homem de Ferro o expulsou da Torre dos Vingadores, deixando o Homem-Aranha sem ter para onde ir.