A Netflix cortou a intriga e o mistério de 1899 pela raiz antes que as esperanças da segunda temporada aumentassem demais.
O co-criador de Dark, Baran bo Odar, que também co-criou 1899 com Jantje Friese, foi ao Instagram para dar notícias preocupantes aos fãs, anunciando o cancelamento. A série estreou na Netflix em novembro passado, promovendo o que era, em sua superfície, um conto de terror marítimo vitoriano a bordo do Kerberos, um navio de passageiros movido a vapor condenado com destino à cidade de Nova York. O show, estrelado por Emily Beecham (Into the Badlands) e Andreas Pietschmann (Dark), mostra um conjunto considerável que é diversificado de maneira única quando se trata de idiomas e nacionalidades. No entanto, seu status percebido como um drama de época gradualmente se desenrolaria à medida que a temporada inaugural de 8 episódios progredisse, terminando em uma revelação existencialmente consequente. Infelizmente, a segunda temporada – mesmo fora da Netflix – não parece provável, pelo menos com base na linguagem de Odar.
Ver essa foto no Instagram
O que seria a segunda temporada de 1899
Havia muitas teorias sobre como uma possível segunda temporada de 1899 poderia ter sido. A 1ª temporada da série sombria começou oferecendo doses de horror quando a tripulação e os passageiros do Kerberos encontraram o navio Prometheus desaparecido à deriva no mar. O final de 1899 explicou que os eventos de toda a temporada ocorreram dentro de uma simulação criada pela protagonista Maura, que não se lembrava de nada disso. A reviravolta da ficção científica foi revelada como ligada ao desejo de Maura de ter um lugar para estar com seu filho, Elliot. 1899 revelou que Elliot estava sofrendo de uma doença grave no mundo real, possivelmente até morrendo dela, quando Maura transferiu a consciência de seu filho para a realidade do loop temporal virtual que ela criou.
O final da 1ª temporada de 1899 terminou com Maura finalmente se lembrando de seu passado e decidindo acordar da realidade virtual que ela havia criado. A nave Prometheus de 1899 era na verdade uma nave espacial, quando Maura acordou no final e descobriu que a tripulação restante e os passageiros do Kerberos estavam dormindo em cápsulas ao seu redor. O público descobre que Maura está a bordo da nave espacial Project Prometheus, no ano de 2099, com uma foto externa mostrando a nave flutuando pelo espaço. O final de 1899 apresentou a 2ª temporada com a oportunidade de ter Maura tentando entender se ela está no mundo real ou outra simulação orquestrada por seu irmão Cirian, que foi revelado ser o único a controlar a simulação Kerberos anterior.
Netflix continua sua tendência de cancelar grandes programas
1899 é outra grande série que não será renovada na recente tendência da Netflix de cancelar grandes séries. Os assinantes usaram as mídias sociais inúmeras vezes nos últimos dois anos para pedir que a Netflix repensasse o cancelamento de alguns projetos. A série de fantasia Warrior Nun sendo cancelada pela Netflix foi o exemplo mais recente da tendência do streamer, antes de 1899 ter o mesmo destino. No caso de Warrior Nun, a Netflix fez ainda pior, com o público indo às mídias sociais para alegar que o streamer queria que a série fracassasse, já que a Netflix mal promoveu o lançamento da 2ª temporada de Warrior Nun. 1899 não teve esse problema, já que os criadores por trás do programa tinham uma relação de trabalho anterior com a Netflix através do popular programa Dark, mas mesmo o bom marketing e as ótimas classificações do novo programa não conseguiram impedir que 1899 fosse cancelado.
1899 está atualmente em streaming na Netflix.