Existem inúmeros grandes K-dramas, mas para aqueles que querem começar sua nova obsessão na TV, aqui está uma lista essencial dos melhores que existem. Nos últimos anos, o entretenimento coreano começou a ganhar mais notoriedade graças a projetos como Parasita, vencedor do Oscar, e Round 6, da Netflix. Com isso, também há um interesse crescente em não apenas estar atualizado com as séries atualmente exibidas, mas também revisitar séries passadas que agora são consideradas clássicos cult.
Demorou um pouco até que os dramas coreanos chegassem aos países ocidentais. Dito isso, eles têm sido amados há muito tempo na região do Leste e Sudeste Asiático, com inúmeros programas sendo retransmitidos por redes locais geralmente depois de terminarem sua temporada na Coreia do Sul. Ao longo dos anos, isso criou um catálogo variado, mas esta é a lista essencial de K-dramas que todo fã precisa passar.
15 – Escada para o céu
No início dos anos 2000, o entretenimento coreano teve um grande aumento de popularidade no Japão e países vizinhos chamado de “Hallyu”. Embora tenha sido essencialmente iniciado por séries como Autumn In My Heart e Winter Sonata, Stairway to Heaven encapsulava perfeitamente a era do romance sapiente, uma vez na vida, retratada em ambos os seus antecessores. A série da SBS aborda o amor eterno do bilionário sul-coreano Cha Song-Joo por seu melhor amigo de infância, Han Jeong-Seo. Impulsionado por uma trilha sonora melancólica, Stairway to Heaven é apelidado como um clássico que todo fã precisa ver.
14 – Full House
Levando o tropo de proximidade forçada para o próximo nível, Full House apresentou o aspirante a escritor, Han Ji-Eun tendo que viver com o ator sul-coreano, Lee Young Jae, que compra sua casa depois que seus melhores amigos a venderam pelas costas. A brincadeira entre o casal protagonista é fenomenal, especialmente porque a série começa com eles não sendo capazes de se suportar. Dito isso, também torna o processo de vê-los lentamente se apaixonando um pelo outro tão gratificante.
13 – Ao leste do Paraíso (East of Eden)
A série multigeracional da MBC, East of Eden, possui um elenco estelar que apresenta algumas das maiores estrelas da Coreia. Como um épico de época, aborda várias histórias. No entanto, no centro está uma história de amor entre dois irmãos, Lee Dong-Chul e Lee Dong-Wook, que juraram vingança contra a malvada empresa de minas de carvão que se recusou a assumir a responsabilidade pela morte de seu pai. Dada a sua configuração temporal, East of Eden faz referência a eventos históricos da vida real na Coreia do Sul, adicionando uma camada de realismo à sua narrativa.
12 – Sonho Alto (Dream High)
Ao lado dos K-dramas, o K-pop também se tornou um sucesso global, com vários grupos de idols ganhando popularidade nos últimos anos. Para os fãs que gostam de ambas as facções do entretenimento coreano, Dream High é a visualização perfeita e alegre. É uma versão dramatizada do que realmente é preciso para ser um ídolo na Coreia. Uma colaboração entre KBS e JYPE, o show tem algumas ótimas performances e até mesmo música original.
11 – Moon Embracing The Sun
Os dramas históricos são um pilar estabelecido do entretenimento coreano. Foram inúmeras grandes séries que se enquadram nessa categoria, mas nada faz isso melhor do que Moon Embracing The Sun, que também mistura elementos fantásticos e românticos para tornar sua história mais interessante. Inspirada na Persuasão de Jane Austen, a série acompanha o fictício Rei de Joseon, Lee Hwon, enquanto ele luta contra o destino para ficar com Heo Yeon-Woo, que morre inesperadamente.
10 – My Love From The Stars
Inicialmente atraindo interesse por causa de seu elenco de alto perfil, My Love From The Stars acabou provando ser um dos K-dramas mais criativos de todos os tempos. A trama acompanha o alienígena Do Min-Joon, que perde sua viagem de volta para sua casa depois que ele escolhe salvar uma garota de um terrível acidente. Ele fica preso na Terra por séculos até conhecer a superestrela problemática Cheon Song-Yi. Os dois se apaixonam faltando apenas três meses para que Min-Joon consiga deixar o planeta e voltar para casa.
9 – Weightlifting Fairy Kim Bok-Joo
Inspirada na vida da medalhista de ouro olímpica sul-coreana, Jang Mi-Ran, a Weightlifting Fairy Kim Bok-Joo acompanha a personagem titular enquanto ela trabalha incansavelmente para alcançar seu sonho de se tornar uma halterofilista na faculdade. Embora a série também apresente o triângulo amoroso estereotipado tornado complicado pelo envolvimento de Bok-Joo, seu melhor amigo e seu irmão mais velho, o maior trunfo da série é ver a dedicação dela e de seus colegas atletas universitários ao seu ofício enquanto também lidam com seus problemas pessoais.
8 – Goblin
Guardian: The Lonely and the Great God, também conhecido como Goblin, mistura vários gêneros e, de alguma forma, é capaz de fazer tudo funcionar. A trama acompanha um amaldiçoado general militar de Goryeo, Kim Shin, para ser imortal para sempre. Conhecer a Noiva do Duende é sua única chance de finalmente acabar com seu sofrimento. No entanto, os dois se apaixonam e, ao longo de anos de reencontros e separações, o casal luta para ficar junto.
7 – The Glory (A Lição)
O maior sucesso de K-drama de 2023 até agora é The Glory (A Lição), da Netflix – um thriller psicológico que segue Moon Dong-Eun enquanto ela busca vingança contra seus valentões de infância. Vagamente inspirado em eventos da vida real que envolveram um grupo de Cheongju, estudantes do ensino médio da Coreia do Sul que extorquiam dinheiro e abusam fisicamente de seu colega de classe. Estar ancorado na realidade, sem mencionar as performances estelares, torna The Glory muito mais emocionante.
6 – Está tudo bem, Isso é amor (It’s Okay That’s Love)
It’s Okay That’s Love, de 2014, coloca a saúde mental na vanguarda de sua narrativa. Com foco no romancista Jang Jae-Yeol, que tem transtorno obsessivo-compulsivo, a série mergulha em seu dia a dia enquanto mergulha em seu passado feio. Ele conhece o psiquiatra Ji Hae-soo e, apesar de seu relacionamento contencioso, eles acabam se apaixonando à medida que passam mais tempo um com o outro. Juntos, eles tentaram resolver suas respectivas questões, o que se mostra muito mais difícil do que imaginavam.
5 – Uma Advogada Extraordinária (Extraordinary Attorney Woo)
Uma Advogada Extraordinária de 2022 centra-se em Woo Young-Woo, uma advogada novata com autismo. Infelizmente, por ser autista, ela luta para conseguir um emprego, apesar de se formar no topo de seu grupo na prestigiosa Universidade Nacional de Seul. Ela finalmente é contratada por um grande escritório de advocacia de Seul por causa de sua inteligência e memória fotográfica, o que a torna uma advogada tão eficaz e prolífica. Ver Young-Woo desafiar as probabilidades e obter apoio genuíno torna este K-drama satisfatório de assistir.
4 – Reply Series
A franquia Reply da tvN é composta essencialmente por três programas: Reply 1997, Reply 1994 e Reply 1988. Cada série segue um grupo de amigos enquanto a narrativa salta do tempo presente e de suas respectivas épocas. Amado por críticos e fãs por seus temas universais, sem mencionar seu fator nostalgia impulsionado por sua música de época e referências, os shows de Reply são alguns dos K-dramas mais bem escritos na última década.
3 – A Cobertura (The Penthouse: War In Life)
The Penthouse: War In Life, da SBS, é sem dúvida o mais próximo que a Coreia do Sul tem de uma novela. Com um elenco estelar, a série retrata a complexa relação entre um grupo de mulheres de elite que fariam de tudo para chegar ao topo e como suas ações afetam suas respectivas famílias. The Penthouse apresenta as características de um sabonete americano. Tem traição, assassinato, casos extraconjugais, histórias trágicas e muitos confrontos intensos.
2 – Round 6 (Squid Game)
Inspirado na propensão da Coreia do Sul para programas de jogos, Round 6 se tornou o maior e mais popular K-drama graças à sua disponibilidade na Netflix. Embora a série se concentre em vários jogadores, seu verdadeiro protagonista é indiscutivelmente Gi-hun. Um motorista divorciado com um problema de jogo, Gi-hun foi atraído para se juntar ao game. No início, a configuração parecia inofensiva: os competidores competem para jogar vários jogos infantis coreanos tradicionais. No entanto, logo ficou claro que há mais do que isso, já que cada nível apresenta uma reviravolta cada vez mais mortal.
1 – Pousando No Amor (Crash Landing On You)
Lançado em 2020, Pousando No Amor reúne duas das maiores estrelas da Coreia do Sul em um retorno a um clássico K-dramas dos anos 2000. Ele apresenta o bilionário snooty, Yoon Se-Ri acidentalmente pousando na Coreia do Norte e encontrando o militar, Ri Jeong-Hyeok. Ao longo de sua tentativa de enviá-la com segurança de volta ao seu país, eles se apaixonam. Feito melhor por um romance de trama B estelar e um elenco de apoio incrível, Crash Landing On You é o exemplo perfeito de como os coreanos são realmente ótimos quando se trata de narrativa romântica.