AVISO: O seguinte artigo contém spoilers de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, agora nos cinemas.
Em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, os fãs finalmente obtêm uma visão apurada das relíquias do filme, os dez anéis revelam-se uma misteriosa fonte de poder na forma de anéis que cabem nos braços de Wenwu (Tony Leung), por isso, e com isso em mente, vamos analisar os seus pontos fortes, fracos e origem conhecida.
Quais São Os Poderes Dos Dez Anéis?
Esses anéis basicamente seguem o que o portador quer que eles façam na batalha, saindo bastante fluidos em seu poder. Além de conceder-lhe vida longa, Wenwu os usa como bumerangues, semelhantes ao Kung Lao de Mortal Kombat e seu chapéu, ao mesmo tempo que gera campos de energia e explosões contundentes, agindo como bombas quando ele luta contra exércitos nos séculos passados. Eles se movem em alta velocidade, aparentemente se teletransportando às vezes. Muitos de seus poderes parecem depender do estilo de combate do usuário, com Wenwu usando-os como chicote e também como corrente. Ele pode até mesmo comandar os anéis para girar em torno dele, formando um escudo protetor.
Quando Shang-Chi começa a exercer influência sobre eles, as explosões de energia concentrada geradas são diferentes. Os anéis brilham em laranja brilhante em oposição ao roxo com Wenwu, e no caso dele, Shang-Chi os usa para gerar bolas de fogo, se impulsionar para um voo temporário e também, como ganchos e pedestais para pular, visto no final quando ele está no dragão do Grande Protetor. Ele até os joga no corpo do Dweller-in-Darkness e, à distância, os comanda para explodir a criatura.
Quais São As Fraquezas Dos Dez Anéis?
O público tem um vislumbre da fraqueza dos dez anéis no início do filme, quando Wenwu luta contra a mãe de Shang-Chi, Ying Li. Ela é capaz de aproveitar o poder da natureza, ou seja, o vento, fora do reino de Ta Lo. Isso diminui o movimento dos anéis enquanto eles são atirados nela, tornando sua trajetória fácil para ela prever. Ela é até capaz de controlá-los, torná-los estáticos e forçá-los a voltar para Wenwu.
Depois de treinar com sua tia, Nan, em Ta Lo na mesma disciplina que sua mãe, Shang-Chi é capaz de fazer o mesmo. Ele começa a puxar os anéis em sua direção ao lutar contra seu pai, criando vórtices que os prendem assim como Ying Li. Eventualmente, com sua força de vontade mais forte do que nunca, ele ganha controle total sobre os anéis, mas se recusa a matar seu pai. Ele joga os anéis no chão, aparentemente sem poder. Isso sugere que, se a conexão mental de alguém for fraca, os anéis se tornarão inertes ou, se a pessoa não tiver interesse em usar seu poder, pode descartar os anéis.
De Onde Vieram Os Dez Anéis?
O início de Shang-Chi sugere que Wenwu encontrou os anéis em uma tumba ou cratera, aludindo à origem alienígena das relíquias dos quadrinhos. Lá, o Mandarim encontrou os anéis na Terra quando matou o explorador Makluan Axonn-Karr em sua nave destruída e os roubou para tentar governar o mundo. Eles eram peças de tecnologia Makluan, hospedando almas de guerreiros mortos e podiam ser usados para reorganizar a matéria, manipular as forças da natureza e criar explosões de energia.
No entanto, o filme não fornece uma origem definida. A cena do meio dos créditos confirma isso, já que a Capitã Marvel admite que eles não são nada que ela tenha encontrado em sua pesquisa alienígena, enquanto Bruce Banner explica que a assinatura de energia deles remonta a mais de mil anos, o que significa que eles estavam aqui muito antes de Wenwu transformá-los em armas. Wong parece acreditar que eles podem ser de natureza multiversal, o que pode explicar por que eles puderam destrancar o portão para o morador que cruza as dimensões. Isso provavelmente será explorado na sequência, já que os anéis são vistos pela última vez enviando um sinal.
3 Comentários
Pingback: Os 10 grandes personagens de quadrinhos que ainda são populares apenas nos quadrinhos | Geeklando
Pingback: Shang-Chi: Todas as referências aos quadrinhos e easter eggs no novo filme do MCU | Geeklando
Pingback: Shang-Chi: 10 maneiras que Shang-Chi mudou desde sua estreia em 1973 | Geeklando